web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 24, 2017

Expansão da cana-de-açúcar no Brasil pode reduzir emissão global de CO2, diz estudo


Em estudo publicado na 'Nature Climate Change', pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Illinois afirmam que medida pode ajudar a atingir meta de diminuição do aquecimento global.

Por G1

Plantação de cana-de-açúcar no Brasil. País tem potencial para expandir produção de etanol e diminuir emissão de poluentes  (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Plantação de cana-de-açúcar no Brasil. País tem potencial para expandir produção de etanol  e diminuir emissão de poluentes
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)

A expansão da produção de cana-de-açúcar no Brasil para a conversão em etanol poderia reduzir as emissões globais de dióxido de carbono em até 5,6% , diz estudo publicado na “Nature Climate Change” nesta segunda-feira (23). A análise foi coordenada por Stephen P. Long, da Universidade de Illinois (EUA) e incluiu cientistas da USP (Universidade de São Paulo).

"A produção de etanol à base de cana no Brasil hoje é muito mais eficiente que o etanol de milho, e g era apenas 14% das emissões de dióxido de carbono do petróleo", diz Amanda de Souza, estudante de pós-doutorado da Universidade de São Paulo, que faz estágio na Universidade de Illinois.

A equipe utilizou modelos matemáticos para avaliar o impacto da produção de etanol como combustível. Eles projetaram que a expansão da cultura de cana no Brasil deve ser feita de forma maciça, em uma área de terra que equivaleria à junção dos estados do Texas e da Califórnia, nos Estados Unidos.

Foram pensados três modelos que expandiriam a produção de cana entre 37.5 e 116 milhões de hectares; o último deles levando à diminuição de emissão de CO2 em 5,6%. Segundo os pesquisadores, o Brasil estaria preparado para levar esse projeto adiante -- pela expertise na produção da cana.


"Ao contrário dos EUA, o Brasil usa quase toda a planta de cana-de-açúcar. Extrai o açúcar para produzir etanol e queima o caule para alimentar o moinho e gerar eletricidade”, diz Amanda.


"A produção brasileira de cana é provavelmente a mais avançada do mundo", completa Long.

 

O país também está à frente no que tange a práticas mais sustentáveis de produção. Os pesquisadores citam que, em São Paulo, o governo proibiu a queima da cana antes da colheita -- prática que ajuda a poluir a atmosfera. A queimada era utilizada para reduzir a quantidade de material a ser transportada para o moinho; e, por isso, ainda é utilizada em alguns lugares, como nos Estados Unidos.

O acordo climático de Paris de dezembro de 2017, assinado por 195 nações (Estados Unidos não ratificou o acordo) tenta limitar o aumento da temperatura global do planeta em menos de 2°C. Para os pesquisadores, várias estratégias devem ser adotadas para que a meta seja atingida -- e a expansão do uso do etanol é uma delas.

Eles acreditam que a expansão do plantio da cana-de-açúcar no Brasil pode ser, ainda, uma solução de curto prazo para que a meta seja atingida.

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/expansao-da-cana-de-acucar-no-brasil-pode-reduzir-emissao-global-de-co2-diz-estudo.ghtml


Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001