web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 3, 2017

Grupo assessor da ONU lança glossário de termos sobre o combate à mudança climática


Para apresentar as definições internacionalmente acordadas sobre mudança do clima, o Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil sobre a Agenda 2030 acaba de lançar o glossário de termos e definições sobre o tema.

O documento também pretende orientar políticas públicas para o combate à mudança do clima e promover o debate, de forma neutra, entre instituições e indivíduos.

 

Combater as mudanças climáticas e seus impactos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos para serem adotados em setembro. Foto: Flickr/Tobias Sieben (CC)
Combater as mudanças climáticas e seus impactos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Foto: Flickr/Tobias Sieben (CC)

O que são fundo verde para o clima, gases de efeito estufa, resiliência e mobilização de recursos financeiros no contexto da mudança global do clima? São muitos os conceitos sobre o tema e nem sempre há consenso sobre eles.

Para apresentar as definições internacionalmente acordadas sobre mudança do clima, o Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil sobre a Agenda 2030 acaba de lançar o glossário de termos e definições, com base no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13.

O documento também pretende orientar políticas públicas para o combate à mudança do clima e promover o debate, de forma neutra, entre instituições e indivíduos.

A fim de disseminar informações e fortalecer a discussão sobre o tema, o glossário traz ainda o texto em português do Acordo de Paris, aprovado em 2015 pelos países que fazem parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

O documento também apresenta informações sobre as principais instituições que compõem o regime multilateral da mudança do clima, como o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês), a UNFCCC e o Protocolo de Quioto.

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o Grupo Assessor da ONU no Brasil já lançou três glossários: ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima). Os glossários são elaborados com apoio das agências, fundos e programas da ONU no país, de acordo com os respectivos mandatos.

“As Nações Unidas no Brasil esperam que o exercício consubstanciado por esta publicação e pelos demais glossários da série sejam úteis para a construção de agendas propositivas e comprometidas com a implementação da Agenda 2030 no país”, disse o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic.

“Considerando o mesmo espírito de cooperação que pautou sua relação com o governo brasileiro desde o processo preparatório da Rio+20, o Sistema das Nações unidas no Brasil envida esforços para contribuir de forma substancial para o devido cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, completou.

Na avaliação do assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e copresidente do Grupo Assessor da ONU no Brasil para a Agenda 2030, Haroldo Machado Filho, apresentar a definição de termos específicos para cada ODS é ferramenta fundamental para a formulação de políticas públicas com enfoque no desenvolvimento sustentável.

“Esses glossários constituem, portanto, relevante ferramenta de apoio à compreensão integrada dos temas da Agenda 2030. Conhecer os conceitos por trás do compromisso firmado pelos países, com destaque para a participação do Brasil na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em setembro de 2015, é fundamental para embasar a formulação de políticas, além de guiar sua implementação e acompanhamento ao longo dos próximos anos”, declarou.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/grupo-assessor-da-onu-lanca-glossario-de-termos-sobre-o-combate-a-mudanca-climatica/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001