web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 6, 2017

São Paulo: São José e Jacareí estão entre as 15 cidades que mais emitem gás do efeito estufa no Estado


Dados são do Anuário de Energéticos por Município 2017, divulgado pela Secretaria de Energia e Mineração com base nos dados de 2016.

Por G1 Vale do Paraíba e região

Automóveis estão entre os responsáveis pela emissão de CO2 (Foto: Adenir Britto/PMSJC)
Automóveis estão entre os responsáveis pela emissão de CO2 (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

São José dos Campos e Jacareí estão na lista das 15 cidades paulistas que mais produziram dióxido de carbono, o CO2, principal 'culpado' pelo efeito estufa. Os dados são do Anuário de Energéticos por Município 2017, divulgado recentemente pela Secretaria de Energia e Mineração com base nos dados de 2016.

Os dois municípios pioraram uma posição no relatório, em relação ao levantamento anterior da Secretaria Estadual de Energia. São José ocupa atualmente a 8ª colocação e Jacareí a 11ª.

No ranking das 15 cidades que mais emitem dióxido carbônico, que tem a capital São Paulo na dianteira com 17,9% de participação nos lançamentos, São José e Jacareí somam 2,5%, com emissão de 1.002,72 10³ t/ano e 890,33 10³ t/ano respectivamente. A quantidade é menor do que em 2015, quando foram 1.012,06 10³ t/ano e 920 ³ t/ano.

Apesar de gerarem menos CO2 no ano passado, São José e Jacareí pioraram na colocação no ranking porque as atividades da Siderurgica Cosipa em Cubatão, na baixada santista, foram paralisadas. Com isso, a cidade saiu da 3ª posição em 2015 para a 12ª em 2016.

Os 645 municípios paulistas, que lançaram no meio ambiente 75.455,25 x 10³ t/ano de CO2.

Emissões

Para o cálculo das emissões, o estudo considerou os seguintes combustíveis: gás natural, gasolina automotiva e de aviação, óleo diesel, óleo combustível, querosene iluminante e de aviação, GLP e asfalto.

Uma das consequências do aumento das concentrações de gases de efeito estufa é o aquecimento global.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/s-jose-e-jacarei-estao-entre-as-15-cidades-que-mais-emitem-gas-do-efeito-estufa-em-sp.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001