web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 7, 2017

Nova Deli volta a acordar debaixo de um manto de poluição


RTP

Nova Deli volta a acordar debaixo de um manto de poluição

 

A capital indiana acordou esta terça-feira em pânico com uma atmosfera cinzenta. Os níveis de poluição são alarmantes e está em risco a saúde de toda a população da cidade.

Os níveis de poluição em algumas zonas de Nova Deli excederam em 30 vezes o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Médica Indiana (IMA, na sigla em inglês) declarou o “estado de emergência médica”, apelando ao Governo para que envie todos os “esforços possíveis para travar essa ameaça”.

A visibilidade na região é muito fraca, devido ao manto cinzento que paira sobre a malha urbana da capital da Índia. Os residentes têm-se queixado, principalmente nas redes sociais, de irritação nos olhos e garganta.

Durante a manhã o índice de qualidade do ar, que mede a concentração de partículas perigosas, atingiu o nível "grave" de 451 numa escala cuja leitura máxima é de 500. Qualquer valor acima de 100 é considerado insalubre.

Com estes níveis perigosos de poluição, “serão afetadas mesmo pessoas saudáveis, sendo muito alarmante para pessoas já suscetíveis e doentes, que serão gravemente afetados”, confirmou o Gabinete Central de Controlo de Poluição.

Os níveis de pequenas partículas, que penetram profundamente os pulmões, atingiram até 700 microgramas por metro cúbico em algumas áreas da cidade, segundo dados meteorológicos locais.

“Fumar 50 cigarros por dia”

O diretor do serviço de cirurgia toráxica do hospital Sir Ganga Ram, em Nova Deli, Arvind Kumar, afirmou em comunicado que este nível de poluição “equivale a fumar 50 cigarros por dia”. "Estamos em estado de emergência médica, as escolas devem ser fechadas, precisamos de reduzir estes níveis. Estamos a reduzir as nossas vidas", acrescentou.

Arvind Kejriwal, ministro-chefe de Nova Deli, pediu ao ministro da Educação que ponderasse o fecho das escolas nos próximos dias.

Os níveis de poluição do Estado de Deli tendem a subir no inverno devido aos agricultores dos Estados vizinhos de Punjab e Haryana que queimam barro para limpar os campos. Os ativistas dizem que tem sido feito muito pouco para parar este tipo de práticas, apesar de a capital enfrentar poluição severa há já vários anos.

Além disso, as baixas velocidades do vento, as emissões dos veículos, a poeira dos locais em construção, a queima de lixo na capital e os foguetes usados em festivais também contribuem para o aumento dos níveis de poluição.

Em outubro, o Governo de Deli promulgou um plano com algumas medidas para tentar combater - ou pelo menos minimizar - estes problemas. Encerrar a central elétrica de Badarpur (Nova Deli), a proibição de geradores privados e as restrições de trânsito e de utilização de veículos próprios na cidade foram algumas das medidas propostas, embora sem grande impacto até à data.

 

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/ambiente/nova-deli-volta-a-acordar-debaixo-de-um-manto-de-poluicao_n1038810



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001