web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 13, 2017

COP23: Sarney Filho chefia delegação brasileira a partir desta segunda-feira


Em Bonn, ministro do Meio Ambiente reforçará os compromissos do Acordo de Paris e mostrará os avanços da política ambiental brasileira, como a queda no desmatamento na Amazônia.

Ministro chega à Alemanha nesta segunda

LETÍCIA VERDI

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, participa, a partir desta segunda-feira (13/11), da 23ª Conferência das Partes (COP 23) sobre mudança do clima, que ocorre até o dia 17 em Bonn, na Alemanha. Mais de 190 países signatários da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima estão reunidos desde segunda-feira passada (6/11), com o objetivo de conter o aquecimento global causado pelas emissões de gases de efeito estufa.

Sarney Filho reforçou que o Brasil participa da COP 23 de forma positiva. “O Brasil leva uma mensagem muito vigorosa. Conseguimos reverter a curva crescente do desmatamento em 16%. Mais ainda, aumentamos o número de unidades de conservação, criamos o Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes, ampliamos a reserva marinha de Itaim, no Rio Grande do Sul, e ampliamos a área da Chapada dos Veadeiros, no Cerrado”, destacou.

Além dessas conquistas, o ministro Sarney Filho afirmou que, na atual gestão, nenhuma área de preservação foi diminuída. E lembrou que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi concluído. “Agora, os estados vão fazer o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e, evidentemente, isso será um grande avanço no sentido de cumprirmos também o compromisso assumido pelo Brasil no Acordo de Paris”.

A meta brasileira, assumida em 2015 na COP 21, é considerada uma das mais ambiciosas, pois propõe alterações para o conjunto da economia. O objetivo é reduzir 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, com indicativo de cortar 43% até 2030 (ambos os percentuais são baseados nos níveis registrados em 2005).

O principal objetivo da COP 23 é avançar na regulamentação do Acordo de Paris, concluído em 2015, com o objetivo de manter o aumento da temperatura média do planeta bem abaixo de 2ºC. Para isso, cada país apresentou uma meta própria.

SERVIÇOS AMBIENTAIS

Segundo o ministro Sarney Filho, a mais importante decisão da COP 23 para o Brasil, nesse momento, é o pagamento por serviços ambientais. “Está na hora da implementação desse mecanismo porque estamos tratando de florestas e de biodiversidade. Se extinguirmos as florestas, a biodiversidade não será fácil de se recuperar. E o Brasil é o país mais biodiverso do mundo”, explicou.

O recente decreto presidencial que converte multas do Ibama em serviços ambientais, ao incentivar grandes empresas por meio de descontos de até 60% a investir em projetos de recuperação e revitalização ambiental, será um grande instrumento em prol do meio ambiente. “Há 15 anos, só 5% das multas são recebidas. Apenas nas três grandes empresas com as quais já acordamos o desconto, serão R$ 800 milhões para projetos. Os primeiros serão no rio São Francisco e no rio Parnaíba", afirmou o ministro.

Sarney Filho lembrou, ainda, que apesar do momento de crise econômica, o MMA recompôs o orçamento do Ibama e do ICMBio, por meio de cooperações internacionais, o que garantiu ações de comando e controle no combate ao desmatamento.

AGENDA DO MINISTRO

Nesta semana, de 13 a 17 de novembro, além das sessões oficiais da conferência, o ministro Sarney Filho participa de encontros bilaterais e de eventos realizados no Espaço Brasil, estande montado pelo governo federal para abrigar palestras e debates com os setores público e privado, sociedade civil e academia.

O segmento de alto nível será aberto na quarta-feira (15/11), no Plenário New York, com a participação dos chefes de delegação dos países-membros. O pronunciamento oficial do Brasil será na quinta-feira (16/11), proferido pelo ministro Sarney Filho. A previsão é que a negociação do documento final termine na sexta (17/11).

Destaques da agenda do ministro*:

Na segunda-feira, 13, às 20h (horário de Brasília), o ministro participa da reunião do 8º Fórum Mundial da Água e de reunião com países integrantes do BASIC - Brasil, África do Sul, Índia e China.

Na terça-feira, 14, às 11h40 (horário de Brasília), o ministro abre o evento Amazon Bonn, no Museu de Arte Bonn.

Na quarta-feira, 15, Sarney Filho participa de encontros bilaterais com países parceiros e de eventos realizados no Espaço Brasil. À noite, participa da abertura oficial do segmento de alto nível.

Na quinta-feira, 16, às 21h30 (horário de Brasília), participa do side event do Brasil “A Contribuição da Bioenergia para o Acordo de Paris: uma atualização das iniciativas relevantes”.

Na sexta-feira, 17, às 12h30 (horário de Brasília), o ministro participa de evento sobre Prevenção e Controle do Desmatamento, no Espaço Brasil.

*Agenda sujeita a atualizações.

 

Fonte: http://mmanacop.mma.gov.br/noticias/116-ministro-chega-a-alemanha-nesta-segunda



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001