web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 13, 2017

Espirito Santo: Pó preto. Órgãos públicos firmam compromisso ambiental com Vale e Arcelor


ArcelorMittal
Foto: Divulgação/ArcelorMittal

Participam do acordo os ministérios públicos Federal (MPF) e estadual (MPES) e o Governo do Espírito Santo.

Órgãos públicos e as empresas Vale e ArcellorMittal firmam um Termo de Compromisso Ambiental para reduzir a poluição do ar na Grande Vitória. A formalização do compromisso aconteceu nesta segunda-feira (13).

Pelo termo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) será contratada para por prestar serviços de análise técnica para identificar o melhor método de controle de emissões de pó preto.

Os Ministérios Públicos Federal (MPF/ES) e do Espírito Santo (MPES) fizeram o acordo com a mineradora Vale e a siderúrgica ArcelorMittal. O documento foi assinado na Secretaria de Estado da Fazenda. Também assinam o termo o Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O procurador da República André Pimentel Filho explica que a perícia contratada deve mostrar se as empresas utilizam, de fato, a melhor tecnologia disponível para reduzir a emissão de poluentes.

“Com essa perícia ganhamos um parâmetro para se chegar às obrigações definitivas das empresas. Com isso, podemos chegar a um desfecho para a questão da emissão do pó preto por parte das empresas, por meio de um caminho técnico, para que o controle seja feito de forma célere e eficaz”, diz o procurador.

Pimentel Filho garante que a assinatura desse Termo não exclui as ações contra Vale e ArcelorMittal em andamento na Justiça.

A Cetesb vai realizar a análise técnica num prazo de 120 dias para avaliar a adequação das instalações e da eficiência das condições operacionais. Após, será feito um diagnóstico das emissões de poluentes atmosféricos do Complexo Industrial e Portuário de Tubarão.

VALE E ARCELOMITTAL

Com o acordo, as empresas se comprometem a implantar uma série de ações, segundo informações do Ministério Público. A Vale deverá adotar iniciativas para melhoria dos sistemas de controle de emissões concentradas (chaminés) e difusas (pátios). Entre elas estão o fechamento de vãos nas wind fences dos pátios de estocagem de minério, o fechamento lateral das usinas de pelotização e melhorias ambientais no segundo píer.

Já a ArcelorMittal Tubarão se compromete a implementar o plano de ação para melhoria da lógica de atuação dos dampers dos sistemas de despoeiramento secundário da Aciaria, implantar sistema automatizado de aplicação de polímero nas pilhas de carvão e ampliar em 50% do sistema de filtros de mangas no desenfornamento de coque.

 

Fonte: http://esbrasil.com.br/termo-de-compromisso-ambiental-com-vale-e-arcelor/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001