web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 26, 2017

Energia deve estar no centro da cooperação entre Europa e África


A energia deve ocupar um papel central na cooperação entre União Europeia e África, pois o continente africano só se desenvolverá quando a África subsaariana tiver um acesso amplo à eletricidade, defende um investigador da Bruegel.

Lusa

Em declarações à Lusa, em vésperas da 5.ª cimeira UE-África, Simone Tagliapietra, analista da Bruegel, um dos mais conceituados ´think tanks´(grupos de reflexão) de Bruxelas, especializado em assuntos económicos, considera que os continentes europeu e africano devem aproveitar na reunião de Abidjan de 29 e 30 de novembro a boa dinâmica atual em matéria de sensibilização para a necessidade de cooperação energética.

"Esta cimeira UE-África tem lugar depois das reuniões deste ano do G7 (em maio, em Itália) e do G20 (em julho, na Alemanha), que puseram um grande ênfase em África e nas relações energéticas. Era bom que a reunião de Abidjan se baseasse nestas duas experiências recentes para fazer avançar o que já foi discutido", defendeu o investigador.

Apontando que a estratégia da União Europeia para África assenta em potenciar o desenvolvimento do continente africano, não só no interesse dos africanos mas também no seu próprio interesse, "pois a única forma de os fluxos migratórios deixarem de ser um problema estrutural é através do desenvolvimento de África", este analista sublinha que tal passa acima de tudo por um investimento da UE que ajude África a ter uma verdadeira rede de energias limpas.

"Sem eletricidade não há desenvolvimento económico ou social", adverte, apontando que é isso que se passa em pleno século XXI na África subsaariana (já que o cenário é diferente no Magrebe, pois os países do norte do continente estão totalmente eletrificados e estão a apostar nas energias renováveis, até como forma de potenciar as suas exportações para a Europa.

Na África subsaariana, todavia, "duas em cada três pessoas não têm acesso a eletricidade" e cada ano há cerca de 600 mil mortes prematuras causadas por poluição do ar em locais fechados resultante da utilização de combustíveis poluentes para a iluminação e cozinha, aponta.

Dada a magnitude deste problema, que constitui um verdadeiro entrave ao desenvolvimento económico e social de África no seu todo, é necessário um esforço conjunto que envolva os países da África subsaariana e investidores internacionais, públicos e privados, sustenta Tagliapietra, que reconhece todavia ser necessário proporcionar um ambiente que atraia investidores estrangeiros.

"Claro que é necessária estabilidade política e um quadro legal transparente. A corrupção, a falta de um quadro regulador energético e as distorções de mercado são entraves e são problemas que só podem ser resolvidos pelos governos africanos. Se não o fizerem, o investimento não pode chegar", diz.

Quanto à UE, aconselha-a a ser mais ativa e coordenada, até porque é esse o caso dos Estados Unidos e da China, que coordenam os respetivos esforços de investimento em África "de uma forma muito mais coerente".

"As instituições europeias deviam fazer mais para coordenar a ação da UE neste campo, porque há várias ferramentas financeiras paralelas, temos muitas iniciativas e ainda há as diversas políticas bilaterais dos Estados-membros, pelo que é tudo muito fragmentado. Podemos fazer melhor na coordenação", sustenta, considerando que a cimeira de Abidjan é uma excelente oportunidade para avançar nesta matéria.

 

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/economia/energia-deve-estar-no-centro-da-cooperacao-entre-europa-e-africa_n1042703



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001