web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 29, 2017

Combate à poluição na China vira objetivo por maior crescimento econômico


 

EFE Jèssica Martorell, Pequim 29 nov 2017
Em Pequim, as pessoas eventualmente necessitam utilizar máscaras por conta da poluição. EFE/How Hwee Young
Em Pequim, as pessoas eventualmente necessitam utilizar máscaras por conta da poluição.
EFE/How Hwee Young

A poluição na China afeta a produtividade dos trabalhadores, e se diminuísse em 1% com medidas que não abalem a produção industrial, poderia haver um aumento anual de 0,079% no PIB do país, segundo um estudo divulgado por universidades locais.

"A redução da poluição é boa para a saúde, mas também para a produtividade", disse o professor de Estratégia e Economia da Cheung Kong Graduate School of Business (CKGSB), Brian Viard, em um encontro com jornalistas em Pequim em que insistiu sobre a rentabilidade econômica da luta contra a poluição.

Embora habitualmente se costume debater o tema do ponto de vista de saúde, este relatório, elaborado pela CKGSB e as universidades de Xiamen e Politécnica de Hong Kong, põe foco nos efeitos na produtividade dos empregados e suas consequências para a economia.

Na China, muitos trabalhadores se ausentam dos postos de trabalho devido a graves problemas de saúde que, direta ou indiretamente, são causados pela má qualidade do ar, que pode provoca diminuição da função pulmonar, ritmo cardíaco irregular, aumento de problemas respiratórios e dores no peito.

Além disso, afeta a capacidade cognitiva, já que tem efeitos psicológicos que alteram o rendimento e aumentam a ansiedade.

Segundo Viard, isso provoca que muitos funcionários veteranos tenham que ser substituídos por outros mais jovens e inexperientes, o que impede que adquiram experiência plena para postos de alta qualificação.

De fato, a pesquisa revelou que os trabalhadores, especialmente os altamente qualificados, abandonam a longo prazo as áreas mais poluídas para evitar problemas de saúde.

Levando-se em conta todos estes fatores, a redução das particulas PM 2,5 (inferiores a 2,5 mícrons, as menores e mais prejudiciais para a saúde), teria um impacto positivo na economia de todas as empresas.

Em uma tentativa de combater os altos níveis de poluição, as autoridades chinesas estabeleceram como objetivo reduzir entre outubro deste ano e março de 2018 em pelo menos 20% (em relação aos últimos 12 meses) o nível de particulas PM 2,5 na área que engloba as cidades de Pequim, Tianjin e Hebei, a mais poluída do país.

Para cumprir esta meta, empresas foram analisadas para comprovar se adotam padrões mais respeitosos com o meio ambiente, e algumas fábricas foram fechadas para acabar com suas emissões poluentes, que, com a dos veículos, são uma das principais causas da poluição atmosférica.

Empresas de consultoria como a Capital Economics alertaram que estas medidas governamentais contra a poluição provocarão uma redução de 1% na produção industrial e de 0,5% no crescimento do PIB durante o inverno.

Por isso, Viard reiterou que o fechamento de fábricas não está entre as medidas analisadas no estudo para diminuir a poluição, e estimulou as autoridades a efetuar outras ações que não impliquem em uma redução da produção industrial.

O relatório estabelece que a cada 1% de redução de poluição atmosférica que se consiga através de medidas como essas, aumentaria o valor total agregado em todas as empresas em 11,8 bilhões de iuanes anuais (R$ 5,7 bilhões), o que representa 0,079% do PIB chinês.

Embora o estudo tenha foco no setor manufatureiro, os analistas apontaram que a diminuição das particulas PM 2,5 também permitiria a melhora da produtividade em outros setores.

"É possível dizer que a produtividade no setor de serviços também melhoraria se a poluição diminuísse", afirmou a pesquisadora do Centro Chinês de Economia e Negócios, Anke Schrader, citando como exemplo pessoas que trabalham ao ar livre e sem máscara por muitas horas, com exposição muito elevada ao ar poluído.

 

Fonte: https://www.efe.com/efe/brasil/economia/combate-a-polui-o-na-china-vira-objetivo-por-maior-crescimento-economico/50000240-3453005



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001