web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 14, 2018

OMS alerta sobre urgência de combater poluição do ar


EFE Bruxelas 13 fev 2018

Neblina gerada pela poluição no centro de Bangcoc. EFE/ Narong Sangnak
Neblina gerada pela poluição no centro de Bangcoc. EFE/ Narong Sangnak

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou nesta terça-feira a urgência em criar sistemas de transporte pouco poluentes, fontes de energia limpa, eficiência energética e uma gestão sustentada dos resíduos para combater a poluição do ar, responsável por 6,5 milhões de mortes globais por ano.

"27% dos infartos de miocárdio tem a ver com uma exposição ao ar poluído. Quando vemos o acidente vascular cerebral, é ainda mais alto, 34%, e o câncer de pulmão é 37%. Temos muito o que ganhar ou muito o que perder, depende das medidas que iniciemos", explicou à Agência Efe a diretora de Meio Ambiente e Saúde da OMS, María Neira.

A especialista espanhola, médica de formação, ofereceu uma conferência em Bruxelas organizada pela ONG Aliança de Saúde e Meio Ambiente na qual apontou que "os países mais desenvolvidos e mais ricos não têm nenhuma desculpa para não ser mais exigentes quanto às medidas de qualidade do ar".

E grande parte da resposta a esse problema, para o qual Neira diz não ter "uma solução mágica", passa por uma transição energética que use fontes de geração menos poluentes, por uma maior eficiência energética na aclimatação dos edifícios e por sistemas de transportes públicos e privados sustentáveis, indicou.

"Quase não me atrevo a chamá-la de inteligente porque é uma transição lógica", comentou Neira, que ressaltou que as projeções mostram que "em 20 anos, 70% da população global vai viver em núcleos urbanos", por isso que a inação poderia agravar o problema.

"O planejamento urbanístico deveria passar a se chamar planejamento urbanístico saudável. Não pode ser que estejamos criando cidades que sejam nossas inimigas", acrescentou a funcionária da OMS.

Além disso, o investimento em infraestruturas que contribuam para diminuir a poluição do ar terão "um grande custo-benefício acrescentado" também em outros âmbitos da saúde, prosseguiu Neira.

"Vão favorecer que as pessoas caminhem nas cidades, tendo uma vida mais ativa, e isso ajudará a combater as doenças ligadas ao sedentarismo e às doenças crônicas, além de reduzir a hospitalização das pessoas", apontou.

A qualidade do ar, que a cada ano provoca uma morte prematura de cerca de 400 mil pessoas na UE, é uma das grandes preocupações meio ambientais da Comissão Europeia (CE), que atualmente está revisando a direção europeia sobre a matéria.

Além disso, o Executivo comunitário deu um ultimato a nove Estados-membros da UE por exceder os níveis máximos de poluição do ar e ameaça levá-los perante a justiça europeia se não tomarem ações imediatas.


Fonte: https://www.efe.com/efe/brasil/varios/oms-alerta-sobre-urgencia-de-combater-polui-o-do-ar/50000250-3522722



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001