web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 5, 2018

Antártica, um laboratório da mudança climática


Há dez anos, uma espessa camada de gelo recobria a geleira Collins na Ilha do Rei George, na Antártica. Agora, a rocha é visível a olho nu, em uma região que vítima e também laboratório das mudanças climáticas.

"Tive a oportunidade de vir aqui há 15 anos e, na escala de uma vida humana, já podemos constatar as mudanças produzidas pelo aquecimento climático", explica à AFP Marcelo Leppe, diretor do Instituto Chileno da Antártica (INACH).

"A geleira Collins mostra as rochas que não víamos há cinco ou dez anos, e isso é uma prova direta do recuo das geleiras e da perda de massa", acrescenta.

E enquanto essas geleiras derretem a olho nu, preocupando os cientistas do mundo inteiro, a presença na Antártica de plantas resistentes às condições extremas são uma razão de esperança.

Entre os vinte países que possuem bases científicas no continente gelado, o Chile instalou sua própria, a "Professor Julio Escudero", na Ilha do Rei George, onde dezenas de pesquisadores estão trabalhando para medir os efeitos dessas mudanças na flora e na fauna locais.

"Precisamos quantificar essa mudança para podermos prever o que vai acontecer num futuro próximo", ressalta Leppe.

Justamente, as medidas realizadas no ano passado pelos cientistas chilenos na ilha de Doumer mostraram que a temperatura da água atingiu 2,5 graus, enquanto deveria se situar entre 0 e 1,5. E a 40 metros de profundidade, ainda atingia 2 graus.

- Proliferação de algas -

Este aquecimento do mar está atraindo novas espécies, anteriormente desconhecidas na Antártica, como a aranha-do-mar, um caranguejo bastante comum nas águas do sul do Chile.

E também provoca uma proliferação de algas verdes, essenciais para o ecossistema local, especialmente para os crustáceos.

"As algas e as microalgas, embora muito pequenas, são muito importantes para o equilíbrio da cadeia alimentar", diz Nelson Valdivia, professor da faculdade de ciências da Universidade Austral.

"Elas fornecem nutrientes para o resto do ecossistema, e sabemos que a quantidade de espécies no mesmo ecossistema é muito importante para mantê-lo saudável", acrescenta.

Mas, em longo prazo, esse excesso de algas pode desbalancear o ecossistema e o grande medo é "perder espécies das quais nem sequer conhecemos a existência".

Os cientistas também temem o efeito dessas temperaturas mais amenas no resto do mundo: de acordo com as observações da NASA, entre 2002 e 2016, a Antártica perdeu 125 gigatoneladas de gelo por ano, causando um aumento no nível global do mar de 0,35 milímetros por ano.

A Antártica concentra 62% das reservas mundiais de água doce, o seu descongelamento não é insignificante e deve ajudar a dessalinizar os mares do globo, um mecanismo fatal para muitas espécies marinhas.

- Plantas resistentes -

Mas o continente branco também pode guardar a chave para uma melhor adaptação da flora e da fauna às novas temperaturas do planeta.

Uma vez que as plantas da Antártica, que são resistentes à radiação ultravioleta e condições climáticas extremas, são agora ferramentas de biotecnologia para o desenvolvimento de protetores solares, antioxidantes e açúcares naturais.

Para sobreviver, essas plantas acumulam açúcares para se alimentar durante os duros meses de inverno, sob a neve.

Em estufas em miniatura, Marisol Pizarro, doutora em biotecnologia da Universidade de Santiago do Chile, está estudando como as plantas antárticas respondem a um aumento artificial de 1 ou 2 graus Celsius.

Sua observação: os musgos são resistentes a essas novas condições, um recurso que poderia ser usado para outras plantas no futuro.

"Poderíamos transferir um gene ligado à tolerância à seca para uma planta comum como alface ou arroz, para dar a esta planta a capacidade de tolerar a seca", diz a pesquisadora.

"Como resultado, será menos afetada por condições adversas devido à diminuição da água em seu ambiente", explica.

Enquanto a Antártica é uma das regiões que mais se aquece no mundo, os cientistas estão correndo contra o relógio: os do Chile estão atualmente realizando cerca de 100 projetos, desde a genética dos pinguins até a atividade solar no ambiente polar, passando pela comparação de espécies de moluscos entre esta região e América do Sul.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/03/01/interna_internacional,941037/antartica-um-laboratorio-da-mudanca-climatica.shtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001