web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 20, 2018

América Latina pode ter 17 milhões de migrantes climáticos até 2050, diz BM


EFE19 de março de 2018

Washington, 19 mar (EFE).- Até 2050, o número de pessoas que migram para a América Latina devido ao clima, por motivos como escassez de água, baixa produtividade agrícola ou alta do nível do mar, pode chegar a 17 milhões, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Mundial (BM).

No total, o órgão multilateral calcula que pode haver até 143 milhões de migrantes internos, ou seja, dentro dos mesmos países, em três regiões em desenvolvimento analisado: África Subsaariana, com 86 milhões; Sudeste Asiático, com 40 milhões; e América Latina, com 17 milhões.

Nesta região, o cenário menos favorável aponta para 13,2 milhões de migrantes internos climáticos na América do Ssul, e 3,9 milhões no México e na América Central.

No caso do México, país mais detalhado no estudo, os deslocamentos podem chegar a 1,7 milhão de pessoas, com os estados do sul, como Chiapas, e do Golfo do México, como Vera Cruz, como os mais afetados.

"Temos uma pequena janela antes que os efeitos da mudança climática se aprofundem para nos prepararmos para esta nova realidade", afirmou Kristalina Georgieva, diretora-executiva do Banco Mundial, ao apresentar o relatório, intitulado "Onda: Antecipando a migração climática interna".

Se não forem tomadas medidas, este novo fluxo provocará novas crises humanitárias e colocará em perigo o processo de desenvolvimento, apontou o Banco Mundial.

Georgieva ressaltou que "os passos que as cidades tomarão para encarar o aumento na chegada de migrantes de áreas rurais e melhorar as oportunidades de educação, formação e emprego, dará dividendos a longo prazo".

Esses migrantes climáticos se somarão aos milhões de pessoas que já estão se movimentando dentro de seus países por razões econômicas, políticas ou sociais, acrescentou o relatório.

"É também importante ajudar as pessoas a tomar boas decisões sobre se devem ficar onde estão ou se mudar para outros lugares menos vulneráveis", acrescentou.

Como recomendações, o BM citou os esforços globais para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e realizar um sólido planejamento em cada país, dentro do compromisso de evitar que o aquecimento global supere os 2 graus Celsius no final deste século a respeito dos níveis pré-industriais.

A instituição multilateral calculou que, se essas medidas forem aplicadas de maneira correta e coordenada, é possível reduzir em 80% os efeitos das migrações internas. EFE

 

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/am%C3%A9rica-latina-pode-ter-17-milh%C3%B5es-migrantes-clim%C3%A1ticos-161633802.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001