web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 27, 2018

Atividade humana já afetou 75% da superfície terrestre do planeta


3,2 bilhões de pessoas já são afetadas pela degradação do solo, número que tende a aumentar ainda mais nas próximas décadas

POR O GLOBO

Desflorestamento para o avanço de terras cultiváveis em Madagascar
Dudarev Mikhail/Shutterstock.com

RIO — A degradação do solo provocada por atividades humanas ameaça o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas, a sobrevivência de espécies animais e vegetais e intensifica as mudanças climáticas. Além disso, contribui para o aumento dos conflitos e para a migração em massa, alerta relatório divulgado nesta segunda-feira pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, na sigla em inglês), órgão ligado às Nações Unidas. Estimativas apontam que menos de 25% da superfície terrestre do planeta ainda resiste a impactos substanciais e, até 2050, esse percentual será de menos de 10%.

— A degradação da superfície terrestre da Terra pelas atividades humanas está levando o planeta em direção à sexta extinção em massa — alertou o sul-africano Robert Scholes, um dos coordenadores do relatório sobre Degradação e Restauração de Terras Degradadas divulgado pela IPBES, em Medellín, na Colômbia. — Evitar, reduzir e reverter este problema, e restaurar terras degradadas, é uma prioridade urgente para proteger a biodiversidade e os serviços do ecossistema vitais para toda a vida no planeta.

O relatório foi aprovado em reunião plenária da IPBES pelos seus 129 países-membros. Participaram da elaboração do documento mais de cem pesquisadores de 45 países, que consultaram mais de 3 mil fontes. O documento recebeu mais de 7,3 mil comentários e foi revisado por mais de 200 especialistas, sendo o mais completo estudo já realizado sobre a degradação do solo. A maior ameaça, concluem os especialistas, é o avanço rápido e não sustentável de terras agrícolas e pastagens.

Em 2014, mais de 1,5 bilhão de hectares de ecossistemas naturais foram convertidos para a agropecuária. Terras agrícolas e pastagens agora cobrem mais de um terço da superfície terrestre do planeta, espaços antes ocupados por ecossistemas naturais, incluindo as ricas florestas tropicais e subtropicais. E a demanda crescente por alimentos e biocombustíveis pressiona a expansão das zonas cultiváveis, com uso de quantidade cada vez maior de pesticidas e fertilizantes, que deve dobrar até 2050.

Vista aérea mostra a Floresta Amazônica cercada pelo avanço do cultivo da soja em Mato Grosso
PAULO WHITAKER / Agência O Globo

— As zonas úmidas (paisagens como pântanos e charcos, por exemplo) foram particularmente afetadas — disse o italiano Luca Montanarella, que também coordenou o estudo. — Nós notamos perdas de 87% dessas áreas desde o início da era moderna, sendo 54% desde 1900.

Por trás da degradação está o estilo de vida dos países desenvolvidos, combinado com a elevação do padrão de consumo nas economias emergentes e em desenvolvimento. O consumo per capita alto e em crescimento, amplificado pelo aumento da população, provoca a expansão não sustentável da agropecuária, da extração mineral e de recursos naturais e da urbanização.

— Com este relatório, a comunidade global de especialistas apresenta um alerta franco e urgente — afirmou Robert Watson, presidente da IPBES. — A degradação do solo, a perda da biodiversidade e a mudança climática são três faces diferentes do mesmo desafio central: o impacto cada vez mais perigoso das nossas escolhas na saúde do meio ambiente. Nós não podemos combater qualquer uma dessas três ameaças isoladamente. Todas merecem prioridade e devem ser tratadas em conjunto.

A degradação das terras é um dos maiores contribuidores para as mudanças climáticas, com apenas o desflorestamento respondendo por cerca de 10% das emissões de gases do efeito estufa. Outro fator é a liberação do carbono armazenado no solo, que respondeu pela liberação de 4,4 bilhões de toneladas de carbono entre 2000 e 2009. Por outro lado, a proteção, redução e reversão da degradação podem fornecer mais de um terço das ações de mitigação necessárias para a manutenção do aquecimento abaixo de 2 graus Celsius, segundo o Acordo de Paris.

Imagem mostra atividade mineradora no Pantanal, a maior zona úmida do planeta
CARL DE SOUZA / AFP

— Até 2050, a combinação de degradação do solo com as mudanças climáticas vai reduzir a produtividade global de alimentos em 10%, e de até 50% em algumas regiões — previu Montanarella. — Em apenas três décadas a partir de agora, cerca de 4 bilhões de pessoas viverão em zonas secas. Até lá, é provável que a degradação do solo e problemas correlatos das mudanças climáticas terão forçado a migração de até 700 milhões de pessoas. E a redução da produtividade da terra também torna as sociedades mais vulneráveis à instabilidade social.

Para resolver o problema, os especialistas pedem coordenação entre governos para encorajar a produção agrícola sustentável e a eliminação de subsídios para culturas que promovam a degradação do solo. Eles pedem que consumidores reduzam o desperdício e sejam mais conscientes sobre o que comem, dando preferência a vegetais, que têm menor impacto sobre a terra que a pecuária. Os produtores devem ser incentivados a produzirem mais na mesma terra, e governos e empresas devem acelerar projetos de reabilitação do solo.

— Isso é extremamente urgente — afirmou Montanarella. Se nós não mudarmos o nosso estilo de vida, os hábitos de consumo e a forma como usamos a terra, então cedo ou tarde nós iremos destruir este planeta. E procurar por outro não é uma opção.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/meio-ambiente/atividade-humana-ja-afetou-75-da-superficie-terrestre-do-planeta-22530566



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001