web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Abr 30, 2018

Primeira estrada a carregar carros eléctricos inaugurada na Suécia


Iniciativa do governo sueco faz parte do plano de medidas para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis – meta que o país pretende alcançar até 2030.

PÚBLICO

A primeira estrada electrificada do mundo capaz de recarregar as baterias dos carros e camiões foi inaugurada nesta quarta-feira perto de Estocolmo, na Suécia. O trecho de estrada electrificado transfere energia a partir de duas vias, o que permite recarregar os veículos eléctricos à medida que circulam.

Os cerca de dois quilómetros de componentes eléctricos foram incorporados numa via pública perto da capital sueca – que liga o aeroporto de Arlanda a um local nos arredores da cidade de Estocolmo –, no entanto, o governo pretende alargar o plano, pelo que a agência rodoviária contratada terá já elaborado um mapa nacional para futura expansão, segundo o jornal britânico Guardian.

A tecnologia por trás da electrificação vai facilitar o carregamento dos veículos eléctricos – que, até agora, era feito através de postos de carregamento eléctrico na beira das estradas –, o que significa que as baterias dos automóveis poderão ter um tamanho mais reduzido. Consequentemente, os custos de produção podem baixar – o que pode vir a ter impacto no preço final dos veículos eléctricos.

A estrada electrificada é dividida em secções de 50 metros e cada secção entra em funcionamento apenas quando um veículo se encontra em circulação. Ou seja, assim que o carro pára, a corrente eléctrica é desconectada. Este sistema permite calcular o consumo de energia exacto do veículo e calcular os custos de electricidade por condutor. O primeiro veículo a utilizar a estrada foi um antigo camião, movido a gasóleo, da transportadora PostNord.

Um milhão de euros por quilómetro

Hans Säll, director executivo do consórcio eRoadArlanda, encarregue pelo projecto, afirmou ao Guardian que as estradas podem ser adaptadas de forma a tirar vantagem da tecnologia. A Suécia tem cerca de meio milhão de quilómetros de estrada, dos quais 20 mil quilómetros são auto-estrada, pelo que Säll acredita que a electrificação desses 20 mil quilómetros "será definitivamente suficiente", disse ao jornal britânico. O director executivo acrescentou que a distância entre duas auto-estradas nunca é superior a 45 km e que os carros eléctricos já têm auto-suficiência para "percorrer essa distância sem precisarem de ser recarregados", pelo que, de acordo com Säll, há quem acredite que electrificar 5 mil quilómetros – dos 20 mil quilómetros de auto-estrada – já seria suficiente.

Por quilómetro, a electrificação de uma estrada custa cerca de um milhão de euros – o que se acredita ser 50 vezes inferior ao valor necessário para construir uma linha urbana de eléctrico. Quanto ao processo, a energia eléctrica é transferida através de um braço móvel preso ao fundo do veículo. O jornal Guardian chega mesmo a comparar esta tecnologia aos carros de brincar telecomandados Scalextric que têm uma espécie de magnetismo que os atrai à pista automóvel.

Hans Säll informou ainda que não existe qualquer risco de electrocussão ou outro tipo de acidentes devido ao contacto com a carga eléctrica porque "não há electricidade na superfície", sendo que a mesma se encontra cinco ou seis centímetros abaixo do solo. Segundo estudos referidos pela mesma fonte, mesmo que a estrada seja inundada com água salgada, "o nível de electricidade na superfície é de apenas um volt", o que significa que se poderia "andar lá descalço", acrescentou.

Até 2030, a Suécia pretende ser totalmente independente do combustível fóssil, o que requer uma redução de 70% no uso do carvão e petróleo no sector dos transportes, diz o Guardian. Por isso, as baterias eléctricas como fonte de energia dos veículos revelam-se cruciais para uma maior sustentabilidade.

Em 2016, o governo sueco – através de uma parceria com a empresa de veículos de transporte Scania – tinha já introduzido uma tecnologia semelhante num trecho de dois quilómetros de auto-estrada. No entanto, a ligação era feita através de linhas eléctricas aéreas que se encontravam à altura dos camiões, o que impossibilitava o seu uso pelos automóveis.

Texto editado por Maria Paula Barreiros

 

Fonte: https://www.publico.pt/2018/04/12/tecnologia/noticia/primeira-estrada-que-carrega-veiculos-electricos-do-mundo-ja-foi-inaugurada-1810105



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001