web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 2, 2018

Pelo terceiro mês consecutivo, Piracicaba registra quantidade de chuva abaixo da média histórica


Especialista explicou que fenômeno de resfriamento do oceano pode ter influenciado.

Por G1 Piracicaba e Região

Pelo terceiro mês consecutivo, Piracicaba (SP) registrou quantidade de chuva abaixo da média histórica. Desde fevereiro a cidade não "bate a meta", de acordo com o Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Um especialista ouvido pelo G1 explicou uma possível causa para pouca chuva.

Rio Piracicaba em 19 de abril de 2018 (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)]
Rio Piracicaba em 19 de abril de 2018 (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)

Desde fevereiro, a cidade registrou uma quantidade de chuva 60% abaixo do que é a média histórica na cidade. Em março o quadro ficou parecido e ainda registrou um calor maior do que de costume. No entanto, o quadro de pouca precipitação começou já no fim de 2017, que registrou a menor quantidade de chuva desde a primavera que antecedeu a crise hídrica de 2014. Na época o G1 ouviu um especialista sobre o assunto.

O posto de medição do PCJ apontou que em abril de 2018 a cidade registrou 45 milímetros de chuva. A média histórica para o mês é de 79,9 milímetros, ou seja, choveu 56,3% do que é esperado para o mês. Com isso, a vazão e o nível do Rio Piracicaba ficaram bem abaixo do que é costume nessa época do ano. Atualmente, o nível está em 1,13 metros e vazão de 25,2 mil litros por segundo. O nível histórico é de 1,94 metro e vazão de 111,17 mil litros para a época.

O professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Felipe Gustavo Pilau, explicou que um fenômeno de resfriamento do oceano pode ter influenciado na quantidade de chuva. "Quando a temperatura do oceano fica a partir de 0,5ºC abaixo do normal é chamado de La Niña", disse. Esse fenômeno influencia na quantidade de chuva e a temperatura principalmente no sul do país, mas pode afetar também o sudeste.

Piracicaba registra baixa quantidade de chuvas na primavera e verão (Foto: Carol Giantomaso/G1)
Piracicaba registra baixa quantidade de chuvas na primavera e verão  (Foto: Carol Giantomaso/G1)

Consequências

Com a quantidade baixa de chuva, a qualidade do ar fica pior e a poluição maior, segundo o pesquisador. "A chuva limpa um pouco a poluição da atmosfera", explicou. Além disso, a agricultura fica prejudicada. Na região de Piracicaba, a maior parte de produção é de cana-de-açúcar e essa cultura ficou prejudicada na safra atual. "A produtividade está abaixo do esperado", disse Pilau.

Outro aspecto que é preocupante com a baixa quantidade de chuva é o abastecimento de água. "É preciso tomar precauções e racionar o nosso consumo de água", afirmou. "Isso deveria fazer parte da vida e não lembrar só quando para de chover", completou o pesquisador.

Felipe ainda disse que a climatologia é algo cíclico e que a crise hídrica de 2014 pode voltar em algum momento, assim como o período de muita chuva. "As pessoas devem lembrar daquilo como algo que vai voltar a acontecer em algum momento", afirmou.

Inverno

Apesar de pouca chuva durante a primavera e o verão, a tendência é que o inverno registre uma quantidade normal para o período. Felipe explicou que o fenômeno La Niña está acabando e a temperatura volta para a neutralidade. "A tendência é que seja um inverno com tudo dentro do normal", disse.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/pelo-terceiro-mes-consecutivo-piracicaba-registra-quantidade-de-chuva-abaixo-da-media-historica.ghtml

 



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001