web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 9, 2018

Geoengenharia Climática: tecnologia capaz de manipular o clima


Alguns cientistas estudam métodos para manipular o clima da Terra, com a intenção de diminuir ou até reverter os efeitos do aquecimento global. Esse ambicioso e controverso tema é o foco da geoengenharia climática.

Paola Bueno Paola Bueno 08 MAIO 2018 - 11:19 UTC

A geoengenharia climática procura na tecnologia soluções para combater o aquecimento global.

Os eventos extremos climáticos e os recordes de temperatura superados a cada ano nos trazem à tona a realidade enfrentada pelo nosso planeta, o aquecimento global. Ao observar a temperatura da Terra e a concentração de gás carbônico aumentando disparadamente, nos perguntamos: será que o aquecimento global tem solução?

A fim de responder essa pergunta e na esperança de diminuir ou até mesmo reverter os efeitos do aquecimento global, cientistas têm estudado meios de manipular o clima através da utilização de tecnologias avançadas. Essa área da ciência é denominada de geoengenharia climática.

A Terra é aquecida pela luz solar e o calor que é absorvido pela superfície é reemitido de volta para o espaço. Gases de efeito estufa, principalmente o gás carbônico, absorvem parte desse calor reemitido, o que colabora para o aquecimento da atmosfera. Portanto, as duas principais maneiras de diminuir o aquecimento do planeta seriam: criar condições para que a Terra absorva menos luz solar e diminuir a quantidade de gás carbônico. Dessa forma, a geoengenharia climática é dividida em duas áreas: a geoengenharia solar e a geoengenharia do carbono.

Geoengenharia solar

As técnicas elaboradas pela geoengenharia solar tem como objetivo refletir uma pequena parte da luz solar que chega à Terra de volta para o espaço, o que diminuiria a taxa de elevação da temperatura terrestre. Algumas das técnicas são:

Aerossóis na estratosfera: Essa técnica consiste na inserção de aerossóis – pequenas partículas em suspensão na atmosfera- capazes de refletir a luz solar antes dela atingir a superfície terrestre, como o enxofre faz na estratosfera.

Aumento da cobertura de nuvens: Como as nuvens são ótimas refletoras da luz solar, a intenção é introduzir em algumas regiões vapor de água e partículas de aerossóis - que servem como núcleos de condensação de nuvens - os principais ingredientes para a formação de nuvens.

Refletores no espaço: Projeto ambicioso que visa colocar diversos refletores de luz solar na órbita terrestre, o que bloquearia a passagem de uma pequena proporção da luz solar incidente.

A proposta de colocar diversos refletores na órbita terrestre diminuiria a incidência de luz solar.
Fonte: Scientific American.

Clareamento de nuvens marinhas: Essa proposta pretende deixar as nuvens oceânicas ainda mais brancas, o que as tornaria refletoras mais eficazes da luz solar. Isso seria feito através de navios que borrifariam água marinha no ar, fazendo com que a concentração de sal marinho – importante núcleo de condensação de nuvens- aumente e que haja ainda mais condensação de vapor de água dentro das nuvens, o que as tornariam maiores e mais brancas.

Geoengenharia do carbono

Essa área da geoengenharia climática estuda técnicas de remoção do gás carbônico da atmosfera. Alguns exemplos são:

Fertilização dos oceanos: Acrescentar nutrientes, como o ferro, no oceano estimularia o crescimento de fitoplânctons, algas microscópicas capazes de absorver o gás carbônico da atmosfera.

Reflorestamento e Florestamento: As árvores são grandes absorvedoras de gás carbônico. Dessa forma, alguns projetos visam reflorestar grandes áreas que tiveram sua vegetação desmatada e até mesmo florestar regiões que não possuem vegetação, como os desertos.

Captura de carbono: Essa proposta se baseia na construção de grandes máquinas capazes de capturar o gás carbônico da atmosfera e estocá-los no interior da Terra ou dos oceanos.

Os riscos de manipular o clima

Apesar das boas intenções dos projetos de geoengenharia climática, a maioria nunca foi testada e suas consequências são incertas. Por exemplo, projetos como a fertilização dos oceanos poderiam desestabilizar o ecossistema marinho, prejudicando áreas que já estão ameaçadas pelas mudanças climáticas, como a grande barreira de corais da Austrália.

Portanto, muitas questões e esclarecimentos ainda devem ser resolvidos antes da aplicação da geoengenharia climática, enquanto isso, a redução imediata dos gases de efeito estufa, como o gás carbônico gerado pela queima de combustíveis fósseis, é a principal solução para impedir o avanço do aquecimento global.

 

Fonte: https://www.tempo.com/noticias/actualidade/geoengenharia-climatica-tecnologia-capaz-de-manipular-o-clima.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001