web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 25, 2018

Investigadores estudam efeito do aquecimento global na produção e sabor do vinho


Lusa

A Universidade Portucalense, do Porto, e a Universidade de Nova Iorque estão a estudar os efeitos negativos do aquecimento global na produção e no sabor dos vinhos da região Norte do país, que podem trazer consequências ao enoturismo.

"São conhecidos os efeitos das mudanças climáticas sobre o território, em particular com a diminuição da água no solo e o aumento da temperatura, que vão mudando as características das regiões", disse à Lusa a professora Isabel Freitas, da Universidade Portucalense, uma das responsáveis pelo projeto.

Associadas às alterações climáticas estão algumas catástrofes, como os incêndios, "que causam anualmente grande impacto no território, levando a que as condições das regiões se estejam a alterar significativamente", indicou.

O objetivo deste projeto passa então por estudar o impacto das alterações climáticas no enoturismo e na paisagem cultural do vinho, de forma a prever e alertar os decisores locais e a comunidade para os efeitos negativos que as mesmas podem ter sobre o território e, consequentemente, sobre o turismo, a curto ou médio prazo.

Para a obtenção dos dados, a equipa tem recolhido amostras e realizado entrevistas, questionários, recolha de arquivo fotográfico, medições de temperatura e humidade e contabilizado o número de incêndios, nas regiões do Douro, do Porto e nas zonas de produção de vinho verde, como Braga, Guimarães e Ponte de Lima.

"As previsões indicam que, daqui a dez anos, os países nórdicos terão um clima excecional para o turismo e que, em Portugal, o clima já se estará mais quente e mais seco, como o de Marrocos, por exemplo", indicou Isabel Freitas.

De acordo com a docente, isso poderá levar ao desaparecimento da paisagem da vinha tradicional, "um dos elementos mais atrativos que Portugal tem, com imenso potencial turístico".

"Quando o enoturista procura uma região, procura pelo vinho, pela experiência e pelas emoções e grande parte dessas emoções estão centradas na paisagem, na cultura e na diversidade da intervenção humana sobre um território", frisou.

A professora defende que as minhas, os ribeiros, os riachos e os rios devem ser salvaguardados, visto serem recursos "extremamente importantes" para manter a biodiversidade e a paisagem.

"É preciso ter cuidado porque se a água continua a desaparecer deixamos de ter uma paisagem atrativa, trabalhada pelo homem, como acontece no Douro, para termos apenas floresta", notou.

De acordo com o investigador Gregory Gardner, da Universidade Estadual de Nova Iorque, outro dos responsáveis pelo projeto, na maior parte da Europa, "as alterações climáticas começaram a afetar a produção de vinho e o sabor do vinho. Em Espanha, por exemplo, já existem problemas a esse nível porque está muito quente para produzir".

Segundo o especialista, no futuro será necessário "ensinar a uma nova geração de pessoas o que é o vinho do Porto, por exemplo, porque não será o mesmo dos tempos dos seus pais e dos seus avós".

 

Fonte: https://www.dn.pt/lusa/interior/investigadores-estudam-efeito-do-aquecimento-global-na-producao-e-sabor-do-vinho-9373311.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001