web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 28, 2018

América Latina e Caribe investem US$ 19 bilhões no combate às mudanças climáticas


Publicado em 25/05/2018

De 2013 a 2016, os recursos financeiros mobilizados na América Latina e Caribe para combater as mudanças climáticas chegaram a 19 bilhões de dólares. O investimento foi tema de painel na comissão econômica da ONU para a região, a CEPAL. Instituição vê um protagonismo crescente dos bancos multilaterais, que já financiam mais projetos verdes do que os bancos nacionais de desenvolvimento da região.

Mudanças climáticas vão agravar secas e prejudicar produção de alimentos no Caribe, segundo a FAO. Foto: FAO
Mudanças climáticas vão agravar secas e prejudicar produção de alimentos no Caribe, segundo a FAO.
Foto: FAO

De 2013 a 2016, os recursos financeiros mobilizados na América Latina e Caribe para combater as mudanças climáticas chegaram a 19 bilhões de dólares. O investimento foi tema de painel na comissão econômica da ONU para a região, a CEPAL. Seminário sobre finanças verdes reuniu na quinta-feira (24), em Santiago, representantes de bancos, do mercado e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Nos países latino-americanos e caribenhos, a CEPAL vê um protagonismo crescente dos bancos multilaterais no financiamento de medidas para conter as transformações do clima.

Em 2013, esses organismos concentravam 30% desses investimentos, enquanto os bancos nacionais de desenvolvimento se afirmavam como principais patrocinadores (60%). Em 2016, o cenário mudou, com 44% do total de recursos injetados nas iniciativas climáticas vindo de instituições multilaterais. Apenas 28% eram de bancos nacionais de desenvolvimento.

A comissão das Nações Unidas associa a inversão principalmente à crise econômica do Brasil.

Durante o encontro na capital do Chile, o diretor da Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos da CEPAL, Joseluis Samaniego, ressaltou que é importante medir o financiamento e quantificar seu impacto no enfrentamento ao aquecimento global.

“Estamos convencidos de que é necessário alinhar os motores econômicos da região com um grande impulso ambiental, isto é, aproveitar as revoluções energética, de mobilidade, biológica e tecnológica do mundo atual para fazê-las convergir num maior desenvolvimento econômico, com inclusão e uma menor pegada no meio ambiente”, afirmou o especialista.

Samaniego chamou atenção ainda para o surgimento dos bônus verdes no financiamento climático regional – eles representaram 22% dos recursos de 2016. Em 2013, os ativos ainda não haviam sido emitidos. “Isso mostra a importante participação do setor privado, que foi entrando paulatinamente neste negócio.”

O presidente da Fundação Dinheiro e Consciência e líder mundial da Banca Ética, Joan Melé, ressaltou a necessidade de uma mudança radical no sistema econômico financeiro. Para o dirigente, o ser humano deve estar no centro da economia, não o dinheiro, o crescimento ou as utilidades econômicas.

“Uma entidade financeira é a melhor empreitada para tentar mudar o mundo. Gerimos o dinheiro, mas o dinheiro não é nosso, o dinheiro dá poder e esse (poder) pode ser gerido de maneira positiva para mudar o mundo”, disse.

O encontro em Santiago foi promovido pela CEPAL, a Iniciativa Financeira da ONU Meio Ambiente, a Banca Ética/Doble Impacto, ALAS 20 e GovernArt.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/america-latina-e-caribe-investem-us-19-bilhoes-no-combate-as-mudancas-climaticas/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001