web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 22, 2018

A preocupante poluição da Índia


Os altos níveis de poluição do ar no norte da Índia antes restritos aos meses de inverno agora se estendem pelo ano inteiro

A preocupante poluição da Índia
Apenas um único dia em abril e maio dos últimos três anos teve o ar classificado como ‘bom’
(Foto: ABWphoto!/Flickr)

Uma espessa neblina espalhou-se pela cidade e alguns equipamentos de monitoração do ar do governo registraram concentrações de 999 pontos, o mais alto nível de poluição que os aparelhos são capazes de medir, à medida que as tempestades de poeira cobriam o estado vizinho de Rajasthan.

Embora as nuvens de poeira e areia tenham sido responsáveis pelo aumento nos níveis de poluição, a visão de Nova Déli coberta pela névoa espessa meses antes do inverno mostrou que a poluição é um problema não mais restrito aos meses mais frios do ano.

Em geral, a qualidade do ar em Déli começa a piorar em outubro, quando ventos mais fracos e temperaturas mais baixas atraem os agentes poluidores do ar.

No entanto, dados divulgados pelo Central Pollution Control Board mostrou que a qualidade do ar tem sido classificada como “extremamente insalubre”, com taxas de até 270 pontos nos meses de abril e maio nos últimos três anos, desde que as autoridades começaram a monitorar a poluição do ar e a divulgar os resultados.

Apenas um único dia em abril e maio dos últimos três anos teve o ar classificado como “bom”, como em 12 de abril deste ano, quando os níveis caíram para 99 pontos. “Isso mostrou que a poluição também atinge a cidade durante o verão”, disse Aishwarya Sudhir, uma pesquisadora que estuda a qualidade do ar na Índia.

As autoridades suspenderam todos os trabalhos de construção civil na capital e nas cidades-satélites por alguns dias a fim de reduzir os níveis de poluição. Os médicos, por sua vez, aconselharam as pessoas a ficarem em casa o maior tempo possível. Além da poluição do ar, o calor acentuou o desconforto da população da cidade. Segundo os meteorologistas, a poeira tóxica que cobre Déli absorve o calor e faz com que as temperaturas atinjam mais de 40ºC.

A preocupação com a qualidade do ar no norte da Índia agrava-se depois do festival Diwali no outono, quando milhares de indianos soltam fogos de artifício que, misturados aos agentes poluidores, formam uma névoa que cobre a região durante meses até o início do inverno. De acordo com especialistas em saúde pública, os níveis de poluição em alguns dias do mês de novembro do ano passado equivaleram a fumar 50 cigarros por dia.

Índia, um país com 14 das 20 cidades mais poluídas do mundo, tem o maior registro de doenças respiratórias. O pneumologista Arvind Kumar, um renomado especialista na área, disse que os pacientes com câncer que ele atende em Déli são mais jovens, em geral do sexo feminino e não fumantes, em comparação com os que moram nos arredores da cidade.

As crianças são ainda mais vulneráveis a doenças respiratórias. Um estudo realizado em 2015 concluiu que cerca de metade das crianças em idade escolar de Nova Déli tem um desenvolvimento atrofiado dos pulmões e nunca conseguirá recuperar a plena capacidade respiratória.

Segundo um plano de ação em vigor desde janeiro de 2017, o governo proibiu a entrada de caminhões na cidade, suspendeu as atividades de olarias e de fábricas que emitem gases poluentes, e proibiu o uso de geradores a diesel.

“Mas essa é a posição do governo de agir apenas em casos de emergência”, disse Sudhir. “Havia previsões de tempestades de poeira tóxica na região, mas não se tomou nenhuma medida preventiva”.

 

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/a-preocupante-poluicao-da-india/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001