web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 25, 2018

Mudanças climáticas em tempo real


Com transmissões ao vivo pela internet, missão no Ártico vai documentar os efeitos do aquecimento global

Crédito: Ben Haggar
DERRETIMENTO Navio que será usado na pesquisa: equipe de ponta para medir impacto do efeito estufa
(Crédito: Ben Haggar)

André Sollitto

Durante séculos, comerciantes tentaram navegar pela Passagem do Noroeste, no Oceano Ártico, em busca de rotas de comércio viáveis para a Ásia. Em breve, esse mesmo percurso será usado para fins científicos. Entre os dias 23 de agosto e 13 de setembro, uma equipe de cientistas e pesquisadores do Inner Space Center (ISC) da Universidade de Rhode Island, Estados Unidos, acompanhados por estudantes e por uma equipe de filmagem, fará uma expedição com o objetivo de mostrar em tempo real as mudanças climáticas drásticas que acontecem próximas à calota polar. Isso será feito por meio de transmissões ao vivo pelo Facebook, além de exibições especiais em três museus americanos.

Ecossistema alterado

A expedição vai coletar amostras de água, de gelo e do ar para documentar os efeitos do aquecimento global. O primeiro planador subaquático, o Slocum Glider, fará seus voos iniciais durante o projeto para estudar as massas de água e a biologia da região. Os resultados também serão apresentados em um filme de duas horas de duração, gravado em 4k, previsto para ser exibido na televisão em 2019. A equipe da One Ocean Expedition, especializada em rotas pelo Ártico, fará a viagem a bordo do Akademik Ioffe, navio de 364 pés equipado com laboratórios e ferramentas voltadas para a educação e a transmissão dos resultados em tempo real.

Com o aquecimento do oceano e o derretimento de calotas polares, o ecossistema da região tem sofrido grandes alterações, com habitats mudando, desaparecendo e espécies sendo redistribuídas. Os efeitos são grandes no fitoplâncton e zooplâncton, os seres microscópicos que vivem na superfície da água, mas também são perceptíveis nos pássaros, considerados os grandes predadores da vida marinha na região.

 

Fonte: https://istoe.com.br/mudancas-climaticas-em-tempo-real/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001