web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 24, 2018

Rondônia: A fumaça possui poluentes tóxicos e pode causar danos ao sistema


Além de ser uma prática criminosa, a queimada causa danos ao meio ambiente e afeta diretamente a saúde da população.

Por Sara Cícera
DIÁRIO DA AMAZÔNIA

Porto Velho registrou 70 ocorrências de focos de queimadas nos primeiros 15 dias de julho
(Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Além de ser uma prática criminosa, a queimada causa danos ao meio ambiente e afeta diretamente a saúde da população. De acordo com a médica Jaqueline Cruz, a fumaça possui poluente que é tóxico para o sistema respiratório e pode causar dano aos alvéolos pulmonares, atuando como um fator inflamatório causando diminuição da imunidade.

“A fumaça tóxica afeta os alvéolos pulmonares, causa infecções respiratórias como bronquite, asma, reações alérgicas e até câncer de pulmão devido ao dano genético que as partículas de queimada causam ao entrarem nos alvéolos pulmonares”, disse Jaqueline.

Ainda segundo Jaqueline, os idosos e as crianças ficam mais propensos a contraírem doenças em decorrência das queimadas. “Na criança, o sistema respiratório ainda está imaturo e suas vias respiratórias são mais estreitas. Já no idoso, seu sistema imunológico está reduzido, não responde da mesma forma que um adulto. Então essa é uma classe de pessoas mais propensa a ter uma infecção respiratória”, informou.

Qualquer pessoa que tenha inalado fumaça e resíduos provenientes de queimadas deve recorrer a uma supervisão especializada. Segundo a médica, mesmo que tenha inalado em pouca quantidade, as substâncias tóxicas podem causar sérios danos a saúde. “Se apresentar qualquer sintoma, principalmente falta de ar, deve procurar imediatamente um serviço médico”, alertou Jaqueline. Uma das medidas de proteção é evitar a exposição com a fumaça, fechar as portas e janelas e umificar o ambiente.

Além das doenças que as queimadas podem causar, os animais também são prejudicados. De acordo com a Subsecretaria Municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), a Brigada Municipal já registrou 11 mortes de animais como cobras, capivaras e camaleões. Apenas dois animais foram resgatados com vida. As espécies, quando atingidos por áreas afetadas pelo fogo na floresta, na sua maioria morrem, ou quando conseguem sobreviver, fogem para outras áreas, deixando para trás, seu habitat natural.

A campanha “Queimada Mata”, realizada pela Subsecretaria Municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), visa repassar as informações sobre as queimadas, suas causas e consequências. O slogan da campanha alerta para que a comunidade “não coloque fogo em terrenos, pastos ou quintais. Queimada é Crime!”.

De acordo com o secretário Robson Damasceno, a Sema fiscaliza e autua os infratores quando se comprova o descumprimento da legislação ambiental. “A Sema atua tanto no âmbito do monitoramento e da fiscalização, como desenvolvendo ações de prevenção as queimadas. Isso, impõe à secretaria desafios e responsabilidades, que vão desde o processo de averiguação de denúncias, fiscalização, aplicação de multas e o estabelecimento permanente do diálogo com a comunidade”, explicou.

Nos primeiros quinze dias de julho já foram registrados 70 casos de queimadas em Porto Velho. Segundo informações da Brigada Municipal, a quantidade de ocorrências chega a 10 (dez) chamados por dia.

 

Fonte: http://www.diariodaamazonia.com.br/a-fumaca-possui-poluentes-toxicos-e-pode-causar-danos-ao-sistema/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001