web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 20, 2018

Austrália remove metas de redução de gases-estufa de plano energético


Malcolm Turnbull sucumbiu à pressão, mas garante compromisso com Acordo de Paris

POR O GLOBO

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, cedeu à pressão política
e removeu metas de redução de gases-estufa de plano energético - SEAN DAVEY / AFP

SYDNEY — Sob forte pressão política, o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, removeu artigo que definia valores para a redução de emissões de gases-estufa do Plano Nacional de Garantia de Energia, que previa para 2030 o corte de 26% das emissões do setor energético, em relação aos níveis de 2005. Apesar da decisão contrária aos esforços ambientais, Turnbull garantiu que o país continua comprometido com o Acordo Climático de Paris.

O primeiro-ministro governa com a maioria formada por apenas um voto a mais que a oposição na Câmara dos Representantes, e recebeu ameaças de votos contrários à medida dentro do próprio partido, o que geraria uma crise de confiança da liderança de Turnbull. Segundo o “Guardian”, o grupo rebelde é liderado pelo ex-primeiro-ministro Tony Abbott, que antecedeu Turnbull.

— A legislação com o componente de emissões do Plano Nacional de Garantia de Energia não passará pela Câmara de Representantes — admitiu o premier, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

O projeto foi proposto para encerrar uma década de discussões sobre como a Austrália poderia aumentar a confiabilidade energética e reduzir as emissões de carbono. Mas a proposta de cortar em 26% as emissões do setor reabriu velhas feridas e dividiu a base do governo em campos ideológicos distintos. O grupo liderado por Abbott, que assinou o Acordo de Paris quando ocupava o cargo de primeiro-ministro, argumenta que a redução das emissões coloca o país em desvantagem competitiva em relação aos EUA, que abandonaram o compromisso ano passado.

A Austrália está entre um dos maiores emissores de gases do efeito estufa per capita, por causa da dependência do setor energético do carvão. A decisão de Turnbull, político que construiu sua carreira com o discurso de combate às mudanças climáticas, permite uma trégua temporária dentro do Partido Liberal, mas não melhora suas perspectivas para a reeleição, nem garante sua continuidade no posto.

Com as dificuldades para unir o partido, a imprensa australiana noticia que o Ministro de Assuntos Domésticos, Peter Dutton, estaria considerando desafiar a liderança de Turnbull, procedimento que poderia removê-lo do cargo por votação dentro do partido. Desde 2009, o país teve cinco primeiros-ministros.

— É uma capitulação completa para os membros da ala à direita do Partido Liberal da Austrália, que querem perpetuar a economia baseada no carvão — avaliou Robyn Eckersley, professor de Ciências Políticas da Universidade de Melbourne.

 


Fonte:  https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/meio-ambiente/australia-remove-metas-de-reducao-de-gases-estufa-de-plano-energetico-22994140

Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001