TROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente
Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:
Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG
Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono
Dispone de más información en www.troposfera.es
A realização de estudos de dispersão de poluentes do ar tem o objetivo de verificar, entre outros, o estado atual da qualidade do ar na área de estudo e o grau de cumprimento dos valores-limite regulamentares. Se constitui numa prática comum, pois fornece importantes informações a um custo muito inferior ao de uma campanha de monitoramento.
Na Troposfera, tais estudos são realizados com três modelos da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a saber:
O ISCST3 é um modelo gaussiano utilizado para o diagnóstico da dispersão de poluentes na atmosfera. Ele pode ser utilizado para avaliar a concentração de superfície dos poluentes emitidos a partir de uma variedade de fontes industriais (fontes pontuais, linha, área e volume). Este modelo leva em conta a deposição seca e a deposição de partículas, downwash, sobreelevação da pluma, separação de fontes, ajuste de terreno, etc. Este é um modelo alternativo da US-EPA..
"CALPUFF" é um modelo lagrangeano, de múltiplas camadas, multi-espécies e de estado não-estacionário. É um modelo tipo 'sopro' (PUFF) que oferece informação completa, hora a hora, da variação espacial de poluentes e sua estabilidade. Admite todos os tipos de fontes: pontuais, linha, volume, área e fontes de emissões variáveis ou constante, assim como a incorporação da poluição de fundo da região a ser modelada. É um modelo regulatório da USEPA.
Modelo de dispersão recomendado pela EPA (Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos EUA). É um modelo de pluma em estado estacionário que incorpora a dispersão com base na estrutura e conceitos de escala da turbulência na camada limite planetária, incluindo o tratamento de fontes área, volume e pontuais (chaminés) e terreno simples e complexos. Incorpora os algoritmos do modelo PRIME (Plume RIse Model Enhancements) para avaliar os efeitos dinâmicos de edifícios nas imediações das fontes.