web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Odores

OloresO odor é uma mistura complexa de gases, vapores e poeira que causam uma sensação resultante da recepção de um estímulo pelo sistema sensorial olfativo. O cérebro humano emite uma resposta a esse estímulo, uma vez avaliadas as diferentes características de odor: detecção, intensidade, caráter e tom hedônico. O efeito combinado dessas propriedades está relacionado com o grau de desconforto que pode ser causado pelos odores.

Como se analisa um problema de odores?

Os odores podem ser medidos a partir de 2 tipos de técnicas:

  1. Métodos analíticos: analisam e quantificam os compostos químicos presentes nos odores. Por meio dessas técnicas, se realiza a tomada de amostras de ar ambiente (usando bolsas Tedlar® ou amostradores passivos), que posteriormente são analisadas por técnicas analíticas de alta resolução, como a cromatografia de gases e de massa (GC-MC), determinando, por fim, as concentrações dos compostos odoríferos de cada amostra. De modo alternativo, existem, disponíveis no mercado, analisadores portáteis automáticos, que realizam as amostragens e análises in situ, apesar de seus elevados preços e da "fragilidades", o que os torna uma opção descartável. Outros métodos de medição são os tubos colorimétricos (que têm menor sensibilidade e capacidade de detecção do que os métodos anteriores) ou narizes eletrônicos
  2. .Métodos sensoriais: Utilizam o nariz humano como "analisador automático". A olfatometria é a técnica mais utilizada neste tipo de método, se configurando, atualmente, como o método padrão. Consiste na própria percepção olfativa humana para detectar o impacto dos odores.

A Olfatometría

O estudo de odores a partir desta técnica é geralmente realizado como se segue::

  • Identificação de fontes geradoras de odores.
  • Desenho da campanha de amostragem.
  • Tomada de amostras utilizando bolsas Tedlar® sacos na fonte emissora, de acordo com a norma EN 13725.
  • Análises das amostras por meio da olfatometria e técnicas físico-químicas, de acordo com a norma EN 13725.

O painel de odores consiste de um número estatisticamente significativo de indivíduos com limiares de detecção de n-butanol (gás de ensaio) dentro do intervalo de 20 e 80 ppb. A partir das suas respostas, será calculada a concentração de odor da amostra, expressa em unidades de odor por metro cúbico (uoE/m³). Esta unidade é a concentração de uma substância ou mistura de substâncias que, diluída em 1 m³ de ar, é distinguida do ar isento de odor por 50% dos membros do painel.

  • Cálculo das emissões de odores de cada fonte (uO/unidade de tempo).
  • Comprovação de campo.
  • Conclusões do estudo.


© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001